Da janela do comboio espreito o mundo lá fora

Gostava que todos nos tivessem acompanhado nesta aventura: o entusiasmo, a primeira vez  que entram no comboio, as perguntas… são estes os grandes privilégios dos educadores. Mas nada de inveja, os pais podem e devem repetir estas actividades com os seus filhos, porque as conversas deles são simplesmente deliciosas.

Partindo do principio que “os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interacção com o mundo que os rodeia” (O.C. pág.79) decidimos levar o grupo numa viagem de comboio até Faro. Era a primeira vez que muitos andavam de comboio e para os que já tinham andado era uma alegria voltar a repetir a experiência. Muitos ficaram espantados com o tamanho do comboio, outros verificaram que não existiam cintos de segurança nos bancos, outros ainda perguntavam porque é que o comboio andava devagar e depois depressa.  Esclarecidos, olhavam pela janela e para a paisagem que ia mudando.

Mas a visita tinha ainda o objectivo de “proporcionar aprendizagens pertinentes com significado para as crianças” partindo da “curiosidade natural das crianças e do seu desejo de saber” (O.C. pág. 79 e 85). Descobrimos o nosso trabalho no meio de tantos outros na exposição “Sair da Concha” no Museu Ciência Viva em Faro e depois com uma forte componente de educação para o ambiente, experimentámos as inúmeras actividades científicas que nos reservaram.

O regresso fez-se de forma calma, com tempo para apreciar a zona ribeirinha, os barcos e as gaivotas. O almoço fez-se dentro do comboio, que estava parado à espera da hora para partir.

No dia seguinte ainda falavamos da nossa viagem de comboio.

6 Respostas so far »

  1. 1

    PSampaio said,

    Ainda me lembro da minha primeira viagem de comboio…

    há tantos anos atrás…

    Parabéns

  2. 2

    Afonso Ventura said,

    Gostamos imenso de ver a primeira viagem de comboio do Afonso – ele gosta muito de passear com os colegas.
    Estas vossas iniciativas são de bastante interesse.

  3. 4

    PAIS DA RAFAELA said,

    Teve um bocadinho de medo mas achou muito engraçado, foi uma grande experiencia, foi a primeira vez, já pediu para ir andar novamente.
    Obrigada mais uma vez pela vossa ideia!!

  4. 5

    Pais da Margarida said,

    A Margarida adorou o passeio, mas sentiu muito a falta da Renata.
    Já pediu para ir outra vez mas desta vez com a amiguinha (está prometido para Janeiro). Mais uma iniciativa cinco estrelas.Parabéns!

  5. 6

    sala 1 Jardim de Vale Serves said,

    Obrigada pais pelos estímulos positivos que nos dão tanto alento e também por seguirem o blogue e as propostas.Sem o vosso contributo, isto não faria muito sentido.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: