À descoberta da ARtE!

imagem-041 Carnaval 1

Quando construímos o nosso Projecto Curricular de Estabelecimento, tivemos a preocupação de dar à arte um papel predominante nas nossas actividades isto porque sentimos que, apesar das expressões serem o veículo para a descoberta de inúmeros conhecimentos na educação pré-escolar, a arte como base fundamental de qualquer cultura desenvolvida, continua a ser encarado como o parente pobre na educação.

A arte está no nosso entender associado a mudança; a novas forma de estar e reflectir sobre o mundo que nos rodeia  tendo para além disso, uma forte componente estética e reformadora. Ora nada melhor que trabalhar, através da arte, atitudes de protecção e preservação do ambiente com crianças que estão a iniciar o seu percurso escolar!

É neste contexto que foram surgindo o nome de alguns pintores na nossa sala e que pretendemos agora, com o fatos de Carnaval, levar a nossa mensagem ambiental à comunidade que nos envolve. Desta forma, reciclamos e reutilizamos material de desperdício e elaboramos bonitas pinturas que pretendem sobretudo transmitir uma mensagem de esperança. Obviamente que o objectivo é que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, por isso, os pais estão convidados a se deixarem envolver nesta tarefa.

O livro “Matilde descobre a Arte” deu-nos uma ajuda preciosa pelo que recomendo a sua leitura.

matilde-descobre-a-arte1

7 Respostas so far »

  1. 1

    PSp said,

    Gostava de ver a exposição final dos trabalhos…

    • 2

      sala 1 Jardim de Vale Serves said,

      Estes quadros vão andar no desfile de Carnaval que se realizará dia 20 de Fevereiro pelas 10 horas em Ferreiras. Estás convidado a assistir ao desfile das obras de arte ;))

  2. 3

    Pais da Margarida said,

    A Margarida fez uma grande descoberta, que obras de arte não são apenas os quadros mas, que a maior parte das coisas que a rodeiam podem ser consideradas arte. Quando dei como exemplo os seus desenhos, achou imensa graça.

  3. 4

    PAIS DA RAFAELA said,

    Adorei participar nesta obra de arte e fiquei mais uma vez maravilhada com a arte da minha filhota, mas na altura esquecemo-nos de fazer as barbatanas e ela em casa disse “o mãe não fizemos as barabanas vou fazer amahã na escola”
    Também foi uma descoberta para a Rafaela porque os seus desenhos são obras de arte e começou a coloca-los junto as telas na parede de casa, achamos imensa graça.

  4. 5

    Pais da Margarida said,

    Achamos a história da “Matilde e a arte” muito educativa, explica de maneira simples os vários tipos de arte. E o guia de pais também é muito importante, até ousamos pensar que nos revemos nele.

  5. 6

    catarina said,

    Olá. Ando há meses à procura desse livro e está esgotado em todo o lado. Sou Educadora de Infância e adorava trabalhá-lo com o meu grupo. Será possível digitalizá-lo e enviar-me o ficheiro? Ou dizer-me onde o posso encontrar? Obrigada


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: