As nossas sementeiras

“O que parece essencial…quaisquer que sejam os assuntos abordados… são os aspectos que se relacionam com os processos de aprender: capacidade de observar, desejo de experimentar, a curiosidade de saber, a atitude crítica.” (O.C., pág.85)

Ufa!

Tivemos mesmo atarefados com as nossas sementeiras no mês de Março e Abril: semeámos; plantámos; cavámos; regámos, pusemos composto e ainda registámos as observações das plantas e das experiências que fizemos com elas. Agora está tudo a nascer… lindo! E os senhores jardineiros vieram colocar rega automática no nosso canteiro pedagógico.

1. As sementeiras foram feitas em caixas de ovos de cartão, excelentes para conservarem a humidade. Semeámos sementes de: abóbora, ervilha, feijão, salsa, coentros e amêndoas (que não nasceu).

As sementeiras

2. Quando as sementes cresceram e se transformaram em plantas, plantámos na horta e registámos a germinação do feijoeiro, para ver as diferenças. Convidámos também os pais a virem plantar as plantas que levaram para casa no ano passado.

plantações 3plantações 2plantações

Registo das plantaçõesregisto das plantaçõesgerminação do feijoeiro

3. Registámos também algumas experiências: pusemos uma sementeira dentro do armário e outra à janela, quando regressámos das férias da Páscoa verificámos que a do armário não tinha crescido, mas que a da janela tinha plantas já grandes… assim pudemos perceber a importância do sol para as sementes. Também pintámos com limão: quando o sumo secou a pintura desapareceu, mas quando se colocou a folha no forno, onde apanhava calor, o sumo transformou-se na cor castanha e assim pudemos ver os nossos desenhos.

Registo da experiência do armárioregisto da experiência do armário

experiência com o sumo de limãoexperiência do limão

4. Finalmente fizemos um poema às plantas. O título era “Se eu fosse uma planta…”

Se eu fosse uma planta...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: