A nossa saúde, doenças e bactérias

As perguntas em torno da minha operação e da operação da Rafaela A, levaram-nos até ao tema das doenças. A gripe H1N1V entrou novamente nas nossas conversas e nós aproveitámos para explorar a temática e alargar os nossos conhecimentos.

Após reunirmos vários materiais como livros, fotografias e alguns vídeos, recortámos o menino doente e a menina saudável e registámos o tipo de doenças que podemos ter e os comportamentos que devemos adoptar para as evitar.

menina saudável menino doente

A história da Matilde “que grande constipação” deu-nos a ideia de escrevermos uma carta à nossa Rafaela que se encontra ainda em recuperação, decidimos também juntar o médico e enfermeiro articulados, para que ela possa distrair-se enquanto está em casa.

médico articulado

Começámos a construir um livro sobre as profissões, o qual iniciamos com os Profissionais de Saúde. Como estavam todos com vontade de serem de médicos, arranjámos a caixa do médico e pusemos lá dentro alguns objectos necessários à sua actividade como: estetoscópios, seringas, ligaduras, pensos, máscara ou tocas. Pendurámos também umas batas na área da casa e agora temos verdadeiras sessões de consultas na nossa sala.

Todos os dias há alguém que aparece com um novo objecto.

caixa medico medico

Para compreender melhor a importância de umas mãos bem lavadas, como forma de prevenção das doenças, fizemos a experiência das “mãos sujas” e concluímos que as mãos ficam limpinhas quando as lavamos com sabonete e durante muito tempo. Agora andamos à “procura” das bactérias que nos causam algumas doenças…

2 Respostas so far »

  1. 1

    De uma forma lúdica, consegues fazer com que estas crianças desenvolvam a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-as para que sejam cidadãos capazes de enfrentarem desafios e participarem na construção de um mundo melhor.

    Parabéns pelo teu trabalho!

  2. 2

    PAIS DA RAFAELA abreu said,

    Obrigada amiguinhos, Noélia, Ana, Margarida !! Adorei os vossos desenhos e a vossa carta!!! Também o desenho da Enfermeira e do médico a minha mamã me ajudou.
    Recuperei bem e estou cheia de saudades de vocês e da escola.
    Adorei a história da “Matilde ” no final achei parecida comigo, pois aconteceu o mesmo …os meus amiguinhos lembraram-se de mim…..obrigada e muitos beijinhos.
    Obrigada Noélia …..por tudo!!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: