As bactérias boas e as más!

Para encontrarmos as bactérias resolvemos realizar a experiência do leite, assim, colocámos um pouco de leite em três copos e depois colocámos o primeiro copo no frigorífico, o segundo em cima do armário e o terceiro junto à janela. Registámos esta primeira etapa e esperámos uma semana.

mat.exp.

Esta semana pegámos novamente nos copos e no primeiro dia observámos e registámos o que aconteceu ao leite dos três copos. O primeiro copo: “cheirava a leite e estava frio”; o segundo “cheirava a iogurte e estava líquido e sólido”; finalmente o terceiro “cheirava a queijo podríssimo e estava líquido”. Conversámos um pouco acerca do que provocava aquele cheiro, do aspecto do leite e porque é que o leite do frigorífico estava ainda bom. As conclusões foram as seguintes: “o leite cheira mal eu não sei porquê? Deve ter sido do sol”; “o leite está bom porque estava no frigorífico e lá está frio.”

Na realidade o leite que ficou fora do frigorífico ficou com aquele cheiro e aspecto devido às bactérias que se alimentam do próprio leite. O cheiro a queijo e o aspecto a iogurte verificado pelas crianças, prova que estes dois derivam do leite e são fruto de uma transformação bacteriológica. As bactérias gostam do sol, mas não gostam do frio, por isso, o frigorífico ajuda a preservar alimentos como o leite. Nesta experiência conseguimos descobrir as bactérias pelo cheiro.

a cheirar o leite cheirar o leite

Era importante também experimentar ver as bactérias, por isso, requisitámos um microscópio para realizarmos a segunda e terceira experiências. Primeiro explorámos o micróscopio, que já conheciamos de experiências anteriores. Verificámos as lentes, a luz e as lamelas. De seguida colocámos as bactérias do leite que parecia iogurte numa lamela e designámos de bactérias boas, depois colocámos as bactérias que existem nos nossos dentes com a ajuda de cotonetes, numa segunda lamela e designámos de bactérias más.

Algumas observações foram as seguintes:” observei uma bolinhas brancas e cinzentas que eram as bactérias boas e umas coisas pretas que eram as bactérias más. As bactérias são bichinhos que não se conseguem ver.”; “Umas eram pretas outras eram brancas e cinzentas e tinham coisas brancas. As bactérias são bichos muito pequenas, são micróbios. As boas estão nos nossos intestinos e as más nos nossos dentes.”observaçao completa

Fonte: Ciência a Brincar- Descobre a Vida!.Bizâncio, 2008.

1 Response so far »

  1. 1

    Ana Paula said,

    muito boa… drogaa mass minha apresentação é amanhã:(


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: